No ano de 2014, o programa de Mestrado em Planejamento Urbano Ambiental da Universidade de Michigan (UM) procurou a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul-PUC/RS em busca de um “cliente” no Brasil, para a realização de uma atividade de conclusão de curso. A intenção era a de resolver um problema de planejamento urbano local. O objetivo do grupo era o de elaborar um projeto de desenvolvimento que minimizasse um problema local. A EMEF Santa Marta por já ser conhecida pelo engajamento nas políticas locais de sustentabilidade ambiental e ter se tornado uma referência no município de São Leopoldo foi indicada pela PUC/RS para ser a “cliente” do programa desenvolvido pela UM.
Dez estudantes e dois professores se propuseram há passar dez dias na comunidade Santa Marta para conhecer a realidade e elaborar o projeto. No dia 2 de março o grupo chegou a São Leopoldo. Juntamente com a COM-VIDA, os alunos da UM passaram de casa em casa para ter conhecimento e saber o julgamento da comunidade sobre o saneamento básico, o recolhimento de lixo e as áreas de lazer.
Em abril, a Professora Sandra Lilian Grohe, a Diretora Márcia Daiane Kehl de Souza e a ex-aluna Ana Carolina Kertes (primeira delegada da COM-VIDA em 2013) viajaram à Michigan para receber o resultado de toda esse trabalho.
Os pesquisadores, a partir do levantamento realizado propuseram seis metas a serem cumpridas: dissuadir o despejo, estimular o orgulho e a visibilidade da comunidade, melhorar a segurança, o controle de inundações, e desenvolver estratégias para a solicitação de serviço de manutenção e melhorias das ruas, redes de esgoto e infraestrutura da comunidade Santa Marta. Além disso, o grupo também elaborou
algumas recomendações para promover a gestão ambiental e aprimorar a comunicação entre o governo local e a comunidade.
O grupo, pensando na efetivação das recomendações, inscreveu o projeto no prêmio Ford Motor Company College Community, na qual recebeu grande destaque e foi premiado recebendo o valor de US$ 25.000,00 para ser investido nas ações voltadas para melhorias socioambientais da comunidade. Em maio de 2016 o grupo retornará à Santa Marta com o objetivo de investir o valor do prêmio e implantar algumas das recomendações propostas.
Durante os dez dias do mês de março que os estudantes e professores do programa de Mestrado em Planejamento Urbano Ambiental da Universidade de Michigan (UM) passaram na comunidade Santa Marta, a COM-VIDA auxiliou diretamente no desenvolvimento das ações para o diagnóstico da realidade local.
Projeto criada para a Santa Marta
Conheça o Projeto
Acesse os links abaixo saber mais sobre o projeto:
Um novo olhar na reestruturação de comunidade carente do sul do Brasil
livebig michigan grad students apply know how to improving a brazilian community